O Xamanismo é uma expressão derivada da palavra Xamã (do tungus siberiano "aquele que enxerga no escuro") e é o conhecimento ancestral vivo dos tempos em que o ser humano se conectava com o sagrado na vida que o cercava. Os quatro elementos: o fogo, a terra, a água e o ar e na sua própria conexão interior, é um rótulo europeu que designa de forma genérica e antropológica todas as culturas primordiais deste planeta, de celtas, africanos, aborígenes ou nativos das américas. Os povos nativos das Américas chamam o desenvolvimento desta consciência energética e espiritual de CAMINHO VERMELHO. Na tradição que nos adotou, a Tolteca-Mexica chamamos de TOLTEKAYOTL, "A essência Tolteca”, tradição esta que reconhecidamente influenciou todos os povos desta terra conhecida como Anawak (terra cercada por águas) ou América nestes novos tempos.
Em nossas atividades, contamos com os recursos e elementos da Mãe Natureza, com práticas energéticas e corpo-sensoriais, com a riqueza da expressão, comunicação e pedagogia indígena e com a profundidade da medicina do Temazcal.
Assim como o Universo apresenta forças duais e opostas, que embora sejam complementares, podem entrar em antagonismo quando há um desequilíbrio, nós seres humanos também podemos passar por um processo semelhante. Muitas vezes somos contraditórios em nossas palavras, sentimentos, pensamentos e ações, em virtude do afastamento dos valores naturais e seus poderes reequilibrantes. Nós do Xamanismo Nativo fazemos uso do poder das Medicinas do Norte e do Sul no processo de alinhamento das dimensões internas e externas do Ser. Através deste conhecimento sagrado conseguimos trilhar o caminho da vida com maior coragem, plenitude e verdadeiro sentimento de realização.