Quem Somos
Video postado em Maio de 2021
Video postado em 2017
-
O que é a Grande Casa Quatro Flechas?
É uma família que cultiva a prática e ensinamentos ancestrais da tradição Tolteca-Mexica proveniente do anti-planalto central do México, por parte dos Mexicas herdeiros culturais dos Toltecas, os quais influenciaram todos os povos da América do Norte e Central.
-
Missão?
Difundir os conhecimentos desta tradição, suas medicinas, seus códigos filosóficos de viver e portanto, seus conceitos éticos e espirituais, os quais formam líderes e condutores para suas comunidades.
-
Visão?
Respeitando as formas de ensinamento original destas comunidades e pela qual os responsáveis pela família aprenderam, a sabedoria é filha da experiência, e somente por vivência e convivência trabalhamos nosso interior e lapidamos nosso caráter para formar respeitosos seres humanos.
-
Valores que a família possui?
Trabalho coletivo, rodizio em todas as tarefas de aprendizado e convivio, não distinção de sexo, atividades e atribuições, presença de familias e crianças
-
Pra quem é a família?
Para todos que sintam de se trabalhar em um enfrentamento de seu ego, visando melhorar a si mesmo, sua família e o mundo que nos cerca pelos valores recuperados de nossa ancestralidade sagrada e conduzir os outros neste caminho.
-
Quais atividades são realizadas?
De forma totalmente vivencial e prática, teremos
-
Estudos completos do Temazcalli, trabalho com lenha, pedras, oferendas, ervas, mitos, lendas, histórias.
-
Estudo da Língua e sua filosofia.
-
Estudo dos cantos e seu uso, cada momento tem uma canção
-
Estudo da Astronomia e astrologia Mexica na forma do Tonalamatl “Papel das energias”
-
Estudo das danças sagradas para os elementos e símbolos da cultura
-
Estudos de feitio e toques de tambores de mão, de dança e de cerimônia.
-
Permacultura, com o objetivo de viabilizar a capacidade de formação de comunidades urbanas e rurais.
-
Cerimonias de plantio, colheita de Milho.
-
Cerimonias de Batismo, casamentos.
-
As formas de comunicação com as energias primordiais nas cerimonias.
-
Realização da busca da visão com 4 subidas à montanha e 4 apoios.
Como participar?
Para participar é necessário vontade, compromisso, humildade e consciência de ser uma caminhada de 8 anos, pois, seguimos os ensinamentos tradicionais, onde o tempo é o maior professor e seu aprendizado depende mais de sua capacidade em escutar, observar, sentir, entender e acessar SUA memória ancestral.
Ricardo Iztlimitl
Ricardo Iztlimitl
-
Fundador do Kalpulli Huey Calli Nahui Mitl (grande casa das quatro flechas) e do Calmecac (A casa da medida e sabedoria do equilíbrio humano).
-
Iniciado na tradição Tolteca-Mexica (Azteca) do anti planalto central mexicano, que vivencia e ensina na sua forma o Toltekayotl, o conhecimento dos ANTIGOS avós Toltecas.
-
Iniciado em 2010 no ritual Kanin Ka Othli Temiki (Aonde está o caminho de sua morte /“Sonhar”) na língua Nahuatl, ou popularmente conhecido como Busca da Visão.
-
Caminha nos ensinamentos e formas da família da Dança do Sol “Tonal Mitotianiliztli” e nas ricas formas antigas mantidas pelos Calpulme das danças Mexicas-Chichimecas, estudante da língua nativa Nahuatl e propagador da Astrologia do calendário Tolteca-Mexica (Azteca), O Tonalamatl, conhecido por muitos como Maia.
-
Batizado no círculo sagrado da dança do sol como “iztlimitl”, flecha de obsidiana.
-
Condutor cerimonial para o Temazcal, Busca da Visão, Danças tribais sagradas, cantos, batismos, casamentos.
-
Mas nada disso importa em realidade, por que currículo é coisa de uma cultura escrita e não oral, onde o que importa é ver, sentir, pensar e acessar, o pouco que tenho a partilhar e os demais integrantes antigos já são professores também.
Júlio Apolinário
Júlio Cesar da Gama Apolinário é médico, acupunturista, homeopata, terapeuta floral e condutor de Temazcais, guardião do espaço Tlawi Kalli (casa de luz) em Queluz - SP, onde realiza-se o ritual sagrado da Busca da Visão. Seguidor do Caminho Vermelho e batizado por Tezka Yaoxochitl na Tradição Tolteca-Azteca de "Mictlan Kiawi Koatl" que na lingua Nahuatl significa: "Serpente de Chuva do Norte".