top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Iztlimitl

O regresso do conhecimento

Atualizado: 23 de ago. de 2019


MAPA ASTRAL DE ORIGEM TOLTECA-MEXICA - TONALAMATL O MAPA DE NOSSAS ENERGIAS.

Neste texto convidamos você a conhecer uma faceta deste mapa Astral("Energetico") ancestral.

O CORPO E AS LIGAÇÕES ENERGÉTICAS COM OS SINAIS CALENDÁRICOS DO TONALAMATL. .

A importância do Tonalamatl nas culturas dos povos do Anahuac (Terra cercada de águas, “AMÉRICA”) é um fato que não pode ser negado nem minimizado. Seu nome indica o significado verdadeiro; Tonalamatl, vem de “Amatl = papel” e “Tonal = energia = calor = força que irradia vida”. É incrível ter a posse de um papel de sua energia ou livro dos destinos que permite conhecer a evolução das forças cósmicas que frequentam a região do centro do universo e, por isso, se tornam assim significativos a nível da vida dos seres humanos, cabe aos sábios do conhecimento Nahua o poder de conhecer, prever, modificar os acontecimentos e até mesmo os destinos.

Felizmente para nós, um bom número de Tonalamatl sobreviveu até agora e, embora as explicações preservadas estejam longe de ser inteiramente satisfatórias e muitas avessas interpretações verdadeiramente congruentes com a cultura nahuatl, eles nos fornecem um repertório considerável de material que é o suficiente para oferecer uma visão do que eles são. Devido a alguma forma de relacionamento ou de correspondência, em alguns dos "LIVROS DOS DESTINOS" aparecem sinais calendáricos referentes a partes específicas do corpo. A pergunta sobre se isso tinha algo a ver com a medicina é antiga e não têm faltado estudos que apontem para diversas respostas.

A Folha 73 do códex Vaticano Latino representa a figura de um homem nu, com os braços estendidos em cruz e as palmas das mãos voltadas para a frente. Ao seu redor são desenhados os vinte sinais que representam os dias do calendário Energetico em que aparecem os sinais distribuídos no corpo, o fato não é único, pois há outros códices como o Borgia, Fejérváry Mayer, Do Laud.

Os vinte Nahualme (Nahualli no singular), ou glifos, que eram usados em todos os cálculos matemáticos das contas calendáricas do Xiuhpohualli, Tonalpohualli, Metzpohualli, etc, tinham um domínio e influência sobre os homens e mulheres. Tinha muito a ver com a medicina e o glifo, de acordo com isto, curavam quando alguém se adoecia ou quando certamente lhes doía qualquer parte do corpo. Por exemplo: Crocodilo (Cipactli) tinha domínio sobre o fígado. Flor (Xochitl) o peito e seios. Movimento (Olin) o movimento da língua. Águia (Cuauhtli) no braço direito. Abutre (Cozcacuauhtli) no ouvido direito. Coelho (Tochtli) no ouvido esquerdo. Faca de Obsidiana (Tecpatl) nos dentes. Ar (Ehecatl) no fôlego. Macaco (Ozomatli) no braço esquerdo. Cana (Acatl) no coração. Erva (Malinalli) no intestino. Lagartixa (Cuetzpallin) na matriz da mulher.

Jaguar (Ocelotl) no pé esquerdo. Veado (Mazatl) com o pé direito. Cobra (Coatl) no membro viril ou pênis do homem. Água (Atl), associada com o cabelo. Casa (Calli), com o cérebro, ou com a cabeça em geral. Morte (Miquiztli) referente à parte mais importante da cabeça chamada por nós de coronário. Chuva (Quiahuitl) aos olhos e/ou as lágrimas. Cachorro (Itzcuintli) no nariz. Para o Tlacatepatihquetl ou Cihuatepatihquetl (médicos) era importante consultar a data e hora dos sintomas no seu começo para saber se a doença estava de acordo com o glifo ou Nahualli do dia e poder ter uma cura mais pronta.

O nosso coração é o Tlatoani, quem governava todo o corpo. O coração governa tudo.

No Códex Vaticano é óbvio que a figura é influenciada na forma europeia de representar o corpo; de frente e com os braços e pernas abertos. O conteúdo da representação não é alheio em forma alguma ao pensamento pré-cuauhtemoczico ou pré-hispânico, existindo como temos apontado, pelo menos, outras sete representações. Sendo seis destas pré-cuauhtemoczicas, que ilustram a distribuição dos sinais sobre o corpo das leis naturais ou deuses e de peles de cervo.

ENTRE EM CONTATO PARA TER SEU TONALAMATL:

+55 (21) 97947-3855 Ricardo Iztlimitl

580 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Umbigo

bottom of page