top of page
Buscar
Foto do escritorRicardo Iztlimitl

DIA FORA DO TEMPO (Parte I)

Atualizado: 7 de ago. de 2019


O dia fora do tempo é uma invenção moderna.

Respondendo a perguntas de dois leitores: o "dia fora do tempo" foi criado por um escritor norte-Americano chamado José Arguelles. A sua origem é como segue: em 1849, um filósofo francês chamado Auguste Comte inventou um calendário de 13 meses de 28 dias, ao qual chamou calendário positivista (podemos ver as suas características no link abaixo). https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/2012/01/calendario-positivista-abstrato.html Sendo 13 x 28 igual a 364, este mecanismo faltava-lhe um dia para *empatar* com o ano terrestre, de modo que Comte projetou um dia extra de caráter festivo, aplicada no final do ano e duplicado cada 4 anos.

No final do século passado, José Arguelles tomou este calendário e atribuiu-o falsamente aos Maias, transformando o dia extra de Comte num "dia fora do tempo".

Como era na verdade o calendário Maia? Consistia em uma sucessão de 18 vintenas ou 360 dias, no final das quais, acrescentava um pacote especial de 5 dias chamado wayeb, "excedentes", para completar os 365 dias do ano. Em outras palavras: não havia necessidade alguma de aplicar um dia "fora do tempo".

Outra importante informação, por que o dia 25 de julho foi escolhido pelo farsante e charlatão José Arguelles? Por que o Sincronário da Paz é um ataque a filosofia e conhecimento ancestral Maia?

Responderemos em nossos próximos posts.

Pena que as raízes de anahuac (Terra cercada de Águas-América) sejam abusadas ainda e agora deste modo. #ayahuasca


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Umbigo

Comments


bottom of page